Jornal Nova Oeste

Atletas de Santana de Parnaíba conquistam 19 medalhas no campeonato Sul-Americano de Karatê e garantem vagas para o mundial na Índia, em 2013

Atletas de Santana de Parnaíba conquistam 19 medalhas no campeonato Sul-Americano de Karatê e garantem vagas para o mundial na Índia, em 2013
Os caratecas de Santana de Parnaíba foram destaque no campeonato Sul-Americano de Karatê Goju Ryu, que aconteceu entre os dias 12 e 13 de outubro, na Argentina. Os atletas parnaibanos, que integraram a seleção brasileira, conquistaram um total de 19 medalhas, sendo 14 de ouro, três de prata e duas de bronze, em diversas categorias, no individual e em equipe. Este resultado garante vagas para o Campeonato Mundial de Karatê, que acontece na Índia, no próximo ano.
Participaram da competição caratecas da cidade, com idades entre 12 e 46 anos de idade, em várias categorias – de infantil a veterano –, em diversos pesos, nas faixas marrom e preta. Eles competiram no Shiai (luta), sendo que três deles também disputaram no Kata (apresentação).
A seleção brasileira foi composta por um total de, aproximadamente, 50 atletas, sendo que 17 deles eram de Santana de Parnaíba. O Brasil teve o melhor desempenho nas competições e sagrou-se bicampeão Sul-Americano de Karatê Goju Ryu. Em segundo lugar, ficou a equipe do Chile, e em terceiro, a Argentina.
A grande participação de atletas de Santana de Parnaíba, na seleção brasileira, foi devido ao ótimo desempenho que os caratecas parnaibanos obtiveram no Campeonato Brasileiro de Karatê, realizado no primeiro semestre de 2012, na cidade de Foz do Iguaçu (PR). Na ocasião, eles conquistaram um total de 42 medalhas, sendo 13 de ouro, 16 de prata e 13 de bronze. Por este motivo, os professores de karatê da cidade Joaquim da Rocha Pedroso e André Luiz Garutti foram convidados para exercerem, respectivamente, as funções de técnico e auxiliar-técnico.
Para André Garutti, foi uma ótima surpresa o grande desempenho que os atletas de Santana de Parnaíba obtiveram no campeonato. “Quando participamos do primeiro campeonato sul-americano, os nossos atletas voltaram determinados a treinar bastante para a próxima competição. Eles tiveram uma grande dedicação e evoluíram muito tecnicamente. E o resultado deste trabalho veio com o grande número de atletas que disputou e conquistou diversas medalhas”, disse Andre.
No primeiro campeonato sul-americano, realizado em 2010, em Montevidéu, no Uruguai, a cidade de Santana de Parnaíba foi representada por três atletas, que
conquistaram quatro medalhas de ouro. Na época, o Brasil também foi campeão na classificação geral.
Todos os caratecas de Santana de Parnaíba que disputaram o campeonato Sul- Americano começaram a praticar karatê nas escolinhas de base, oferecidas, gratuitamente, pela Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Atividade Física, Esporte e Lazer (SMAFEL), em diversos bairros da cidade.

Quadro de medalhas de Santana de Parnaíba

Atletas Bairro Shiai individual (Luta) Shiai Equipe (luta)
Olimpio da Silva Parque Santana Ouro Ouro
Thaís Braga Centro Ouro Ouro
Débora Lopes Poupança Ouro Ouro
Matheus Garutti Centro Ouro ************
Felipe Honório Votuparim Ouro ************
Acendino Alves Colinas Prata ************
Bruno Nascimento Colinas Ouro ************
Letícia Ferreira Colinas Prata ************
Veronilson Pinheiro Colinas Ouro ************
Robinson Lopes Poupança Bronze Ouro
Sandro Lucio São Luis Ouro ************
Francisco Beija São Pedro Prata ************
Jamir Rodrigues Parque Santana Ouro ************
Christian Rodrigues Colinas Bronze ************
Edis Edgar São Pedro Ouro ************

Jornal Nova Oeste

About Jornal Nova Oeste -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :