Jornal Nova Oeste


Novo sistema de informações agilizará serviços de segurança em Itapevi

Dados sobre pessoas, armas e veículos já podem ser acessados de forma rápida e eficiente pela Guarda Municipal

A Guarda Municipal de Itapevi já conta com um novo, moderno e ágil sistema de levantamento de informações. Denominado de INFOSEG, o sistema é como uma rede que reúne informações de segurança pública dos órgãos de fiscalização do Brasil, através do emprego da tecnologia da Informação e comunicação. O objetivo é a integração das informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização, como dados de inquéritos, processos, de armas de fogo, de veículos, de condutores e de mandados de prisão.

“Com este novo sistema, já podemos levantar rapidamente dados referentes a pessoas, armas e veículos. Isso fará com que possamos prestar um serviço de segurança ainda mais eficiente em Itapevi”, comenta o secretário municipal de Segurança, Kleber Ferreira Maruxo.

De acordo com Maruxo, até então as informações eram obtidas junto à Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Itapevi, o que muitas vezes dificultava o trabalho dos guardas municipais. “A partir de agora, tais informações são acessadas em um banco de dados de nível nacional de forma rápida e precisa. Isso demonstra que cada vez mais a Secretaria Municipal de Segurança vem adquirindo total independência do Governo Estadual e melhorando notavelmente o serviço prestado à população”, avalia o secretário.

A implantação do INFOSEG em Itapevi foi possível graças a um convênio firmado entre a administração municipal e o Ministério da Justiça, pela então prefeita Dra. Ruth Banholzer. O convênio tem duração de quatro anos, podendo ser renovado outras vezes pelo município.

Nessa quarta-feira (16), os agentes da Guarda Municipal que estão responsáveis por administrar o sistema na cidade se reuniram na base da corporação para receber orientações sobre o funcionamento da rede e os cuidados necessários. O prefeito Jaci Tadeu também esteve presente e reforçou seu compromisso em investir cada vez mais em Segurança Pública.

“Nos últimos oito anos, Itapevi recebeu inúmeros investimentos em Segurança Pública e meu compromisso é investir ainda mais. Este é um mecanismo que, sem dúvida alguma, vai melhorar muito o trabalho diário dos guardas municipais. Outras novidades serão anunciadas nos próximos meses”, afirmou Jaci Tadeu.

As informações armazenadas no INFOSEG, de acordo com a corregedoria da Guarda, são totalmente seguras e sigilosas, só permitindo o acesso por pessoas previamente registradas e que possuam senhas individuais.

A forma de alimentação dos dados na base do índice nacional do sistema é feita por uma solução de atualização real time, onde, à medida que a base de dados sofre uma atualização, é gerado um registro atualizado no Índice Nacional do sistema em tempo real.

Atualmente 25 estados já atualizam dessa forma e os 02 estados restantes já estão em processo final de adesão. Dessa forma a base de dados do índice nacional reflete a realidade das bases estaduais e as integra, facilitando o trabalho dos profissionais de segurança pública, justiça e fiscalização em todo o país.

Novas viaturas
Como mais uma ação em favor da segurança pública em Itapevi, o prefeito Jaci Tadeu prevê entregar no aniversário da cidade, comemorado no dia 18 de fevereiro, cinco novas viaturas e quatro motocicletas à corporação. As cinco motos e dois dos cinco veículos foram adquiridos com recursos próprios. Os outros dois automóveis são fruto de convênio com o Governo Federal.

Jornal Nova Oeste

About Jornal Nova Oeste -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :