Jornal Nova Oeste

Palestras temáticas marcaram Semana da Mulher em Itapevi


Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher – celebrado neste dia 8 de março – a Prefeitura de Itapevi promoveu, durante a semana uma série de atividades voltadas a este público. A abertura oficial da Semana da Mulher ocorreu na segunda-feira (04), na sede da Secretaria de Higiene e Saúde, e contou com a presença do prefeito Jaci Tadeu.
Ao longo da semana, foram realizadas inúmeras coletas de Papanicolau, exame fundamental para a prevenção do câncer de colo de útero e de outras enfermidades, nas unidades de saúde de Itapevi. Na quinta-feira (7), foram oferecidas, nas Unidades Básicas de Saúde, palestras sobre a saúde da mulher. Nessa sexta-feira (08), as mesmas palestras beneficiaram centenas de pessoas nas Unidades de Saúde da Família e nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) da cidade.
As atividades visaram apresentar ao público feminino importantes noções de cuidados com sua própria saúde, em temas como câncer de mama e de colo de útero e doenças sexualmente transmissíveis. Ao final das palestras, ministradas pela coordenadora da área de Gineco-obstetrícia, doutora Márcia Chico, ainda foi oferecido um café às participantes.

Valorização da Mulher
Itapevi tem sido um município-referência no que diz respeito ao atendimento à mulher. A cidade tem se destacado por desenvolver, nos últimos anos, políticas públicas voltadas a este importante segmento da população e feito com que milhares de mulheres desfrutassem melhor qualidade de vida.
Atualmente, por exemplo, todas as unidades de saúde dispõem de pelo menos um ginecologista, que realiza cerca de 20 mulheres por dia. As unidades também oferecem exames de pré-natal e papanicolau. Para se ter uma ideia, os profissionais efetuam cerca de 35 coletas por semana em cada uma delas.
Quanto ao atendimento às gestantes, também é oferecido na UBS Dr. Nicanor Antonio Abreu de Oliveira, no Jardim da Rainha, atendimento aos casos de alto risco, como pacientes portadoras de Diabetes ou Hipertensão. De acordo com a unidade, por semana, cerca de 120 mulheres que se enquadram neste perfil são atendidas.
Programa de planejamento familiar, que inclui a realização de laqueadura – além de palestras de orientação sobre temas como HIV, HPV e DST –, também fazem parte do trabalho voltado prioritariamente à mulher itapeviense.

Jornal Nova Oeste

About Jornal Nova Oeste -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :