Jornal Nova Oeste

Castração de cães e gatos é realizada gratuitamente pela Prefeitura de Itapevi

A Prefeitura de Itapevi está realizando a esterilização de animais de estimação – cães e gatos – no município. Segundo a Secretaria de Higiene e Saúde, o serviço é realizado a partir da apresentação de documentos dos proprietários do animal – para isso, é preciso apresentar o RG, CPF e os comprovantes de residência e de vacinação do animal atualizado contra a raiva. 
Para ter direito ao serviço gratuitamente, o munícipe deve se dirigir ao Setor de Zoonoses (rua Isola Belli Leonardi, 8 – Vila Nova Itapevi) com os documentos e não é necessário levar o animal. Após o cadastro, o munícipe deve aguardar um prazo médio de 15 dias para a cirurgia de esterilização do animal, que será agendado pelo veterinário do Canil Municipal.
A castração consiste em uma cirurgia feita em cães e gatos (fêmeas e machos) para impedir que se reproduzam sem controle e, com isso, sejam abandonados. A cirurgia é simples e feita com anestesia geral. Mas deve ser executada apenas por veterinários devidamente habilitados. Após a cirurgia, o animal não precisa ficar internado e, em torno de uma semana já se encontra totalmente recuperado. Nas fêmeas, a intervenção é feita com a retirada do útero, trompas e ovários. Nos machos consiste na retirada dos testículos.
De acordo com o Setor de Zoonoses, a esterilização evita doenças comuns como o tumor de mama e piometra nas fêmeas; prostatite e hérnias perianais nos machos. A cirurgia também pode melhorar o comportamento agressivo do macho, pois impede a reprodução indesejada e é realizada com bastante segurança.

Vantagens da castração em cães e gatos

-Diminui o risco de doenças nas vias uterinas e, principalmente, do câncer de mama, útero, próstata e testículos
-Elimina a prenhez psicológica, estado presente em algumas fêmeas após o término do cio, o que ocasiona aumento das mamas com produção de leite e irritabilidade excessiva;
-Elimina o risco do câncer dos órgão genitais;
-Diminui o risco das fugas e brigas, que podem acarretar acidentes graves e até fatais;
-Diminui os latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por ocasião do cio;
-Diminui os estados de excitação por falta de cruzamentos;
-Nas cadelas, evita a inconveniente perda de sangue no período de cio, assim como as desagradáveis reuniões de machos na porta de sua residência;
-Diminui o hábito dos gatos de urinar em paredes e móveis para marcar território.

Jornal Nova Oeste

About Jornal Nova Oeste -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :