Jornal Nova Oeste

Testes gratuitos de HIV e Sífilis serão realizados em trailer ao lado da Estação Itaim Paulista

Resultado de imagem para teste hiv sifilisO projeto “Fique Sabendo” procura atenuar o estigma e o medo que a população tem de testes ligados a vida sexual.

Profissionais da área da saúde estarão à disposição do público para realizar testes rápidos de HIV e SÍFILIS, entre terça e quarta-feira (31/01 e 01/02), das 9h às 16h. O atendimento será feito em um trailer estacionado ao lado da Estação Itaim Paulista, na Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana).
Os usuários que passarem pelo local também poderão obter informações sobre ações de prevenção contra DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis). A iniciativa faz parte do projeto “Fique Sabendo”, ação da prefeitura de São Paulo, promovida pelo CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento “Sergio Arouca”, com o apoio da CPTM.
O projeto procura atenuar o estigma e o medo que a maioria das pessoas tem de testes ligados a vida sexual. Responsável pelo projeto, a coordenadora Vângela Rezende explica que, por preconceito, medo ou desconhecimento, as pessoas não vão ao CTA para se informar sobre DST ou retirar preservativos. “Quanto mais rápido for o diagnóstico, mais rápido será o controle da doença. Se as pessoas não vêm fazer o teste, nós vamos até elas”, ressalta.
É importante observar que o único instrumento de prevenção para essas doenças são preservativos e informações. Segundo o Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, mais de 730 mil pessoas são portadoras do HIV no Brasil. Desse total, 145 mil não têm o vírus diagnosticado.
Os testes são rápidos, realizados a partir da coleta de uma gota de sangue extraída da ponta do dedo. Em apenas 20 minutos o usuário poderá fazer o teste, conhecer o resultado e receber o aconselhamento necessário. 
A detecção da sífilis também é feita em 20 minutos. A doença pode se manifestar em três estágios e as pessoas sexualmente ativas devem realizá-lo. As gestantes principalmente, pois a sífilis congênita pode causar aborto.

Serviço:
Campanha Conscientização sobre DST “Fique Sabendo”
Local: Rua Cordão de São Francisco, ao lado da Estação Itaim Paulista, Linha 12-Safira
Data: terça-feira (31/01) e quarta-feira (01/02)
Horário: das 9h às 16h.
Grátis

Jornal Nova Oeste

About Jornal Nova Oeste -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :