Jornal Nova Oeste

Canil da Guarda de Itapevi recebe treinamento tático para ação em grandes eventos

Agentes da corporação e cães aperfeiçoam estratégias policiais em curso
de capacitação

Guardas e cães do Canil da Guarda Civil Municipal de Itapevi participam neste sábado (4) e domingo (5) de capacitação em Santana de Parnaíba. O objetivo dos cursos de "Intervenções Táticas e Controle de Distúrbios Civis" e "Combate em Ambiente Confinado" é aprimorar a atuação em eventos com grande circulação de pessoas e também em locais fechados, onde há alto índice de risco para seres humanos e os cachorros são mais indicados para as operações policiais pela agilidade e rapidez.
Além de Itapevi, o curso recebeu equipes de Cajamar, Santana de Parnaíba e policiais Militares de Franco da Rocha.
Para o subcomandante da Guarda de Itapevi, José Carlos Batista, responsável pelo Canil e há sete anos trabalhando na área, é fundamental que sejam aprimorados os conhecimentos táticos e operacionais. "Os cursos são importantes porque melhoram o condicionamento dos Guardas e dos cães, além de elevar nossa capacidade de treinamento e de qualificação. Como resultado, a população terá um serviço de melhor qualidade nas ruas com a nossa atuação e de cães bem preparados. Ele comentou que os cães da Guarda treinam diariamente 40 minutos para manter o condicionamento e, em média, demora um ano para o adestramento completo, até que seja possível atuar nas ruas com segurança.
O instrutor Clayton Martinez, que ministra os cursos e é Guarda Municipal de São Caetano do Sul, comenta que há muitas formas de atuar no policiamento comunitário e o uso dos cães e de agentes bem treinados aumenta as chances de sucesso em ocorrências policiais. "O primeiro curso de controle de distúrbios é recomendado para jogos de futebol e em que há pessoas com comportamento agressivo. Em muitos casos, cinco cães podem coibir uma multidão de 300 pessoas e realizar a função de 50 agentes de segurança pública. Já o segundo curso serve para que os cães auxiliem os agentes em busca e captura em locais de difícil acesso humano", comentou.
A Guarda de Itapevi levou os cães Cratus (pastor alemão – 2,5 anos), Asco (pastor belga – 4 anos) e Drako (pastor belga - 5 anos), além de seis agentes da corporação para treinamento. A equipe conta com outros quatro cães para trabalhos semelhantes e outros com características distintas, como localização de drogas e entorpecentes por farejamento.

Jornal Nova Oeste

About Jornal Nova Oeste -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :