Jornal Nova Oeste

Prefeitura inicia revisão do Plano Diretor de Itapevi

Audiência na Câmara deu a largada ao processo que irá definir o crescimento da cidade pelos próximos 10 anos
Com a realização de uma audiência pública, a Prefeitura deu início na manhã deste sábado (25) ao processo de Revisão do Plano Diretor de Itapevi. O evento reuniu cerca de 100 moradores na Câmara de Vereadores, além de parlamentares e secretários municipais. 
"Fico feliz de unirmos forças para abrir essa grande discussão", afirmou o vice-prefeito Marcos "Teco" Godoy. "Itapevi tem um grande potencial de crescimento, mas nós precisamos ordenar esse crescimento, e é isso que o Plano Diretor vai fazer - ele é uma peça de fundamental de planejamento de curto, médio e longo prazo", disse. 
Itapevi ganhou seu primeiro Plano Diretor em 2008. Por lei, o documento tem de ser revisado a cada 10 anos. 
O processo de revisão deve se estender até 2018, quando a Prefeitura tem de enviar à Câmara um Projeto de Lei consolidando as propostas apresentadas e discutidas pela população. 
"A linha de trabalho do prefeito Igor Soares é que a revisão realmente tenha muita participação popular", disse Teco. "A revisão só vai sair se a população participar", disse a secretária de Habitação, Professora Sônia. 
O Plano Diretor com as novas diretrizes deve entrar em vigor a partir de 2019.
"A participação popular é muito importante e nós temos de nos empenhar", afirmou o vereador Rafael Alan (Podemos). "O que você quer de Itapevi nos próximos 10 anos? O Plano Diretor não é só papel: ele transforma a vida da população", disse. 
A Prefeitura irá divulgar em breve o cronograma com as próximas audiências.
O que é o Plano Diretor? 
O Plano Diretor é um instrumento municipal para nortear o desenvolvimento das cidades. Por meio dele, a população pode definir, por exemplo, se um determinado bairro poderá ter prédios muito altos.  Ou, ainda, se uma região da cidade priorizará a construção de moradias e equipamentos públicos (como postos de saúde e escolas) em detrimento da instalação de comércios e indústrias. 
Participação
A revisão do Plano Diretor contará com diversas oficinas participativas e audiências públicas para recolher as propostas da população.  As oficinas servirão para formular propostas a partir de temas pré-selecionados e demandas específicas de determinadas áreas do município. 
Já as audiências, mais abrangentes, terão a missão de debater e deliberar sobre as propostas geradas nas oficinas. O cronograma dos demais encontros ainda será divulgado pela Prefeitura. 
Para facilitar o debate, toda a revisão do Plano Diretor será dividida em cinco grandes temas: 
- Habitação  
- Mobilidade Urbana  
- Desenvolvimento Urbano e Instrumentos de Política Urbana 
- Meio Ambiente, Saneamento e Desenvolvimento Sustentável 
- Infraestrutura Urbana 
A Prefeitura criou um site para reunir os materiais relacionados ao processo de revisão. É o planodiretor.itapevi.sp.gov.br. A população também pode mandar sugestões por email, pelo endereço planodiretor@itapevi.sp.gov.br
Todas as contribuições enviadas serão compiladas por uma comissão de servidores da Prefeitura de Itapevi para que possam ser levadas para discussão nas audiências públicas.
O cidadão poderá ainda deixar sua sugestão para o Plano Diretor em urnas espalhadas pela cidade. 
Nos próximos dias, elas serão colocadas nos seguintes equipamentos públicos: Câmara de Vereadores, Secretaria de Desenvolvimento Social, Defesa da Cidadania e da Mulher, Departamento de Cultura, Secretaria de Educação e Cultura, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Secretaria de Habitação, Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Secretaria de Planejamento e no prédio administrativo da Prefeitura na Avenida Presidente Vargas.

Jornal Nova Oeste

About Jornal Nova Oeste -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :