Jornal Nova Oeste

Prefeitura realiza curso de vacinação com enfermeiros de Itapevi

A Prefeitura de Itapevi iniciou nesta sexta-feira (31) o curso de Capacitação em Imunização para enfermeiros e técnicos de enfermagem das unidades de saúde do município. Serão 10 dias de curso, com duração de 40 horas, com o objetivo de qualificar e atualizar os profissionais sobre as técnicas mais modernas e atuais de aplicação de vacinas. São 48 inscritos, entre profissionais da rede e do Hospital Geral de Itapevi, que sedia todo o curso em parceria com a Secretaria de Saúde do município.

A enfermeira coordenadora do programa de Imunização da Prefeitura, Amanda Ruas, explica que o sistema de saúde da cidade aplica 20 tipos diferentes de vacinas. “Mesmo com conhecimento científico e acadêmico, é importante focarmos no manejo da vacina, aplicação e melhoria destes conhecimentos. Isso permite que o profissional chegue mais seguro e preste um serviço melhor”. Amanda esclarece que o curso termina no dia 26 de abril e acontece às segundas, quartas e sextas-feiras.

“Capacitamos profissionais das salas de vacinação dos hospitais, prontos socorros e unidades básicas. A população pode ficar mais segura porque os profissionais estarão ainda mais capacitados para atender”, reforça Amanda.

O curso abordará temas como: Imunologia básica (especialidade biomédica que estuda o conjunto dos mecanismos de defesa do organismo); Organização, Limpeza e Aspectos Técnicos-Administrativos da Sala de Vacinas.

Na parte prática, haverá reforço das técnicas de aplicação de injeções intramuscular, subcutânea e intradérmica. Serão abordados ainda assuntos de sorologia e imunoglobulina. O curso contará ainda com palestras sobre tuberculose, febre amarela, raiva e animais peçonhentos.

Para o diretor de Vigilância em Saúde de Itapevi, André Vieira, a ação irá melhorar a qualidade dos procedimentos. “Pensamos na capacitação sempre que identificamos a necessidade de atualização e fazemos isso para a segurança das pessoas", disse.

"Praticamente todos os coordenadores e chefes das salas de vacina das nossas unidades de saúde estão presentes no curso. Desta forma, eles repassarão as informações e conhecimentos para os demais integrantes das equipes, que assegurarão qualidade e um bom atendimento”, afirmou Vieira.

A secretária de Saúde e Bem Estar, Luiza Nasi, também acompanhou o curso. “É importante que o profissional da saúde seja sempre reciclado e estejam sempre em constante atualização para imprimir melhor qualidade à prestação dos serviços”, disse. 

Jornal Nova Oeste

About Jornal Nova Oeste -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :