Jornal Nova Oeste

Enfermeiros recebem capacitação para combater meningite em Itapevi

A Prefeitura de Itapevi iniciou nesta segunda-feira (10), ações de capacitação sobre formas de prevenção e diagnóstico da meningite para enfermeiros dos prontos socorros da cidade. A primeira capacitação aconteceu no Pronto Socorro Engenheiro Cardoso. Na terça-feira (11), enfermeiros do PS Amador Bueno receberão as orientações.
Nos dias 19 e 20 de abril serão capacitados enfermeiros do Pronto Socorro Central em dois turnos: manhã e noite. A expectativa é capacitar aproximadamente 10 enfermeiros da rede municipal de saúde.
Para Cassius Oliveira, responsável pela Vigilância Epidemiológica de Itapevi, trata-se de uma capacitação com o objetivo de atualizar enfermeiros visando a reciclagem profissional. “O enfermeiro capacitado de cada uma dessas três unidades agirá como agente multiplicador. Ele será responsável por informar os demais colegas sobre as novidades e procedimentos”, explicou.
“A medida é importante porque qualifica o atendimento. Teremos profissionais nos Prontos Socorros com treinamento e conhecimento técnico ainda mais apurados”, complementa Oliveira.
A capacitação tem duração de uma hora e é ministrada pelo enfermeiro da Vigilância Epidemiológica de Itapevi, César Augusto Dutra dos Santos. Segundo Cassius, a iniciativa propõe que as equipes de enfermagem entendam a importância da realização dos exames diagnósticos das doenças, bem como o fluxo de notificações e tenham conhecimento sobre os dados epidemiológicos.
Sobre a meningite
É uma doença caracterizada pela inflamação das meninges, membranas que envolvem o encéfalo - parte do cérebro. Ela pode ser viral, por fungos ou bacteriana e atinge principalmente crianças entre 0 a 5 anos, as bacterianas e virais são as mais rigorosas e podem causar paralisia. Para cada um dos tipos de meningite há sintomas e tratamento específico. É uma doença não contagiosa e tem vacina.
Os sintomas da meningite podem confundir-se com resfriado e gripe. Podem levar algumas horas ou até dois dias para aparecer após o paciente ser infectado. A meningite atinge o sistema nervoso central e causa grande desconforto no paciente. Os principais sintomas da meningite são: ausência de apetite; sono excessivo; náuseas e vômitos; sensação de pescoço rígido; febre e dor de cabeça; rigidez na nuca; dificuldade para se concentrar; sensibilidade à luz; raciocínio confuso; manchas vermelhas na pele e rachaduras na pele.

Jornal Nova Oeste

About Jornal Nova Oeste -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :