Jornal Nova Oeste

Pesquisa do Instituto MAS também avaliará papel do vereador e reforma da previdência

Levantamento será realizado junto com a opinião sobre os 100 dias das gestões dos prefeitos de dez cidades na região e será divulgado no dia 24

Além de avaliar os primeiros 100 dias de governo dos novos prefeitos, o Instituto MAS perguntará para os moradores da região como eles entendem o papel dos vereadores, se são a favor da reforma da previdência e qual a opinião sobre o desempenho do presidente Michel Temer (PMDB), em meio aos novos desdobramentos da Operação Lava Jato.
Os dados farão parte da 5ª edição da Pesquisa Regional de Mercado (PRM) e que, neste ano, será realizada em dez cidades (Osasco, Carapicuíba, Barueri, Itapevi, Jandira, Cotia, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Vargem Grande Paulista e Araçariguama).
Para realizar a pesquisa, o Instituto MAS fará uso da tecnologia mobile para realizar as entrevistas. Por meio de aplicativo (APP), desenvolvido pela uMov.me, será possível ter acesso aos resultados em ‘tempo real’, além de acompanhar a localização e deslocamento dos pesquisadores em campo. 
O cientista político Marcos Agostinho, proprietário do instituto, enfatizou a importância de observar como os temas nacionais têm tido impacto na região. Os dados só começaram a ser computados após concluídos os 100 primeiros dias.
“Nós incluímos a aprovação ou a desaprovação com relação à reforma da previdência porque é um tema premente e que causa impacto na vida da população. Estamos avaliando não só os 100 dias dos prefeitos, mas também o desempenho do presidente Michel Temer, com todas as questões que foram colocadas agora, por consequência da Operação Lava Jato. Esses assuntos, de âmbito nacional, têm reflexo para a região”, afirma.
Nesta semana, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, liberou a lista dos nomes citados nas delações de funcionários e ex-funcionários da Odebrecht, o que atingiu um grande número de personagens da classe política.

VEREADORES
O Instituto MAS também irá conferir a opinião dos moradores sobre o trabalho dos 150 vereadores que atuam nas dez cidades. Mas, além da aprovação ou rejeição às Câmaras Municipais, o objetivo é demonstrar o que os eleitores pensam sobre o que é função dos parlamentares.
“Estamos perguntando também para o morador qual é o papel do vereador, para saber se, de fato, as pessoas conseguem discernir se a atuação do parlamentar é fiscalizar e contribuir no cumprimento das leis ou até que ponto o morador ainda guarda a visão de que o vereador deve cumprir um papel assistencialista”, comentou. “Vamos tentar extrair dessa pergunta em que medida o próprio eleitor contribui para esse ‘toma lá, da-cá’ da relação política”, completa.


REPERCUSSÃO  
A imagem pode conter: 1 pessoa
O anúncio da 5ª Pesquisa Regional de Mercado (PRM) tem tido grande repercussão nas redes sociais, com mais de 10 mil visualizações, apenas com o anúncio do trabalho. Para Agostinho, as cidades ainda vivem um cenário em que a política está agitada na região, por conta dos processos judiciais, que envolvem alguns prefeitos, caso das ações na justiça eleitoral que envolvem o prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PSDB) e o de Cotia, Rogério Franco (PSD), além da posse controversa do prefeito de Osasco, Rogério Lins (PTN), após o escândalo do Caça-Fantasmas, e o governo interino de Pirapora do Bom Jesus.
“Embora exista uma certa ojeriza pela a política, a repercussão e o atendimento que o eleitor tem dado para nós é muito forte, as pessoas querem responder a pesquisa, querem dar a opinião delas. E isso é muito importante”, conclui.

Jornal Nova Oeste

About Jornal Nova Oeste -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :