Jornal Nova Oeste

Eduardo Silveira põe Itapevi no mapa da poesia brasileira


Formado em pedagogia, poeta começou a escrever aos 20 anos e acumula prêmios de literatura

“Desde a infância sou apaixonado por livros e histórias. Comecei a ler já na primeira série e desde então não parei mais”. A afirmação é do poeta itapeviense Eduardo Luiz Silveira, de 36 anos.

Eduardo é formado em pedagogia e ator da Escola de Artes de Itapevi. Conhecido como poeta Eduardo, ele começou a escrever em 2000, como colaborador do Jornal da Gente.

“Comecei escrevendo crônicas e aos poucos fui me dedicando à poesia. Também passei a estudar mais sobre o assunto, pesquisando rimas, estrutura, estética”, explica.

A dedicação rendeu frutos.

Eduardo acumula diversos prêmios de literatura, sempre participando de festivais de arte como o Mapa Cultural Paulista, realizado pela Secretaria de Cultura do Estado, e teve o poema “Adeus, Gullar!” publicado pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores (CBJE), do Rio de Janeiro.

O poema em homenagem ao escritor Ferreira Gullar, falecido em 2016, foi selecionado pela CBJE para fazer parte da Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos, edição publicada regularmente pela entidade para incentivar a produção literária de jovens autores publicando em livro suas poesias, contos, crônicas ou romances. 

Em 2015, Eduardo foi selecionado na fase municipal do Mapa Cultural Paulista com o poema Vultos da América e, em 2014, recebeu um prêmio especial com o “Registro da História”, poema sobre o movimento estudantil no período da ditadura.

Em 2010, o poeta participou do Festival Nacional de Arte e Poesia de Osasco e ficou em segundo lugar com a poesia “O Mendigo”. Já sua obra “O Amanhã” classificou-se em 2º lugar no Mapa Cultural Paulista, na fase municipal, em 2007.

“Não me preocupo com a premiação em si. Gosto de participar, porque escrever é uma ação essencial para mim, tão necessária como respirar”, explicou o poeta que tem como referência escritores como Ferreira Gullar, Carlos Drummond de Andrade, Machado de Assis e Lima Barreto.

Jornal Nova Oeste

About Jornal Nova Oeste -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :