Jornal Nova Oeste

Guarda de Barueri implanta operação Bairro Seguro

A cada semana, a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana intensifica as ações preventivas em uma região diferente de Barueri. Denominada Bairro Seguro, a operação envolve bloqueios, pontos de visibilidade e patrulhamento pelas ruas e avenidas do bairro escolhido.

Sem prejudicar o policiamento no restante do município, as operações contam com empenho da Guarda Municipal – incluindo a Romu (Ronda Ostensiva Municipal, unidade tática de enfrentamento ao crime), viaturas pequenas, GTM (Grupo Tático de Motos) – e também do Demutran, que auxilia na fiscalização da legislação de trânsito.

“As ações são monitoradas in loco pelo micro-ônibus da Guarda, base móvel equipada com câmeras de vigilância e integrada em tempo real com a central de videomonitoramento”, informou a secretária de Segurança e Mobilidade Urbana, Regina Mesquita.

“Há duas semanas estivemos pelo Jardim Paulista. Na sequência, fomos para o Parque Viana e, na próxima semana, já vamos atuar em outro bairro”, relatou a secretária. “O objetivo é aumentar a presença da Guarda em todas as regiões da cidade para trazer mais segurança aos cidadãos.”

Pente fino
Segundo o comandante da Guarda de Barueri, Marcus Aparecido Guedes Ramos, a operação Bairro Seguro consiste em “ocupar” o bairro em períodos, dias e locais diferentes. “Montamos bloqueios simultâneos em vários pontos e em diversos horários. Paralelo a isso, há as viaturas que fazem o que chamamos de saturação, que é o patrulhamento pelas imediações”, destacou Guedes.

Nas blitze, são efetuadas a verificação de documentos e a revista em condutores, passageiros e veículos. Além de carros, motocicletas e caminhões, ônibus de linha também passam pela abordagem.

Jornal Nova Oeste

About Jornal Nova Oeste -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :