Jornal Nova Oeste

Unidade Móvel Odontológica beneficiará mais de 27 mil crianças em Itapevi

Serviço foi lançado pela Prefeitura nesta segunda (19) e atenderá jovens da rede municipal de educação
Nesta segunda-feira (19), a Prefeitura de Itapevi entregou à população o Sorriso - Unidade Móvel Odontológica na Escola. A solenidade de lançamento aconteceu no Cemeb Jornalista João Valério de Paula Neto, em Amador Bueno.
O veículo passará por todas as escolas da rede municipal para oferecer atendimento dentário gratuitamente aos alunos. A iniciativa é parte do Programa Saúde na Escola, desenvolvido pelo Governo Federal, e a Prefeitura é responsável por administrar o repasse e a aplicação dos recursos.
O evento de entrega da Unidade Móvel reuniu cerca de 500 pessoas, entre profissionais da educação, pais e mães de alunos, estudantes, secretários municipais e vereadores.
Para incentivar os estudantes, a Unidade contará com um mascote, representado por coelho que carregará uma escova de dente gigante. Na Fanpage da Prefeitura é possível escolher o nome do mascote, por meio de uma enquete.
De acordo com o coordenador de Saúde Bucal da Prefeitura de Itapevi, Ricardo Vick, serão realizadas avaliações das 27.806 mil crianças atualmente matriculadas e estudantes da rede, oferecidas orientações sobre escovação e doados kits de higiene oral (escova nova, creme dental e sabonete) em parceria com a empresa Colgate.
Os trabalhos das equipes de saúde bucal começaram nesta terça-feira (20) na própria escola onde foi realizado o lançamento da Unidade Móvel Odontológica e, nesta quarta-feira (21), haverá a presença de enfermeiros que ajudarão na triagem e verificação das carteiras de vacinação de todas as crianças.
Os casos mais complexos de diagnóstico bucal serão direcionados às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) mais próximas para acompanhamento. Segundo Vick, a previsão é de que os serviços permaneçam durante 14 dias no Cemeb Jornalista João Valério de Paula Neto e que 1.132 crianças sejam atendidas.
O Sorriso contará com uma dentista, auxiliar e profissionais da enfermagem que ajudarão na cobertura de saúde. A unidade atenderá de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O atendimento será organizado de acordo com uma programação estabelecida pela coordenação de Saúde Bucal.
O itinerário seguirá um roteiro específico e todas as escolas municipais receberão a visita da unidade móvel até o final do ano letivo. No período de recesso escolar e férias a unidade será levada aos bairros mais distantes e atenderá a população periférica da cidade.
O prefeito Igor Soares destacou a importância da unidade. “Ela ajudará a melhorar a saúde bucal de milhares de crianças do município, garantindo a prevenção e melhora da escovação, do tratamento bucal e até mesmo dos hábitos alimentares”, declarou.
Igor fez questão de destacar importantes conquistas neste ano no setor de educação, como: implementação do sistema SESI de ensino, oferecimento de cursos de formação profissional aos professores e disse que a Prefeitura construirá quatro unidades de tempo integral, sendo uma delas em Amador Bueno.
Ele ainda ressaltou que solicitou à Secretaria de Saúde e Bem Estar a contratação de mais quatro médicos para equipar mais uma unidade móvel que ofereça os serviços de oftalmologia e fonoaudiologia para as crianças da rede com o objetivo de melhorar a saúde e o desempenho delas em sala de aula.
“A saúde começa pela boca e assim estamos fazendo. Queremos que todas as crianças troquem suas escovas a medida em que forem recebendo os kits e prestem atenção nas orientações sobre escovação, cáries e melhorem seus hábitos alimentares, além de incentivarem seus pais a fazer o mesmo”, revelou a secretária de Saúde e Bem Estar, Luiza Nasi. 
A Unidade Móvel Odontológica é equipada com itens de um consultório odontológico convencional. “O veículo já pertencia ao município e foi recentemente readequado a custo zero às necessidades atuais para realização do atendimento odontológico. Essa é a primeira vez que a cidade realiza um atendimento tão amplo e significativo na atenção odontológica escolar”, explicou Vick.
A professora do 3º ano da unidade de Amador Bueno, Cyntia Bertola, explicou que a escola terá o papel fundamental de promover palestras e orientar as crianças sobre alimentação saudável em sintonia com as ações do programa Saúde na Escola e da Unidade Móvel Odontológica.
Para Jaqueline Rosa, 33, costureira, mãe de uma das estudantes, a medida trata com mais atenção as crianças. “É carinho, respeito e dedicação com nossos filhos. Sabemos que o programa é comprometido e sério e isso vai nos ajudar a vermos nossos filhos melhores acolhidos”, disse.
Rebeca Santos Pereira, 20, que tem irmã e filho que estudam em Amador Bueno, também agradeceu a iniciativa. “Esse tratamento garante uma melhora na saúde para algumas pessoas da nossa família. Tenho certeza de meu filho e minha irmã serão bem atendidos e fico feliz e grata por isso”, explicou.

Jornal Nova Oeste

About Jornal Nova Oeste -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :