Jornal Nova Oeste

Cooperativa coleta 60 toneladas de lixo reciclável por mês em Itapevi

Papel, vidro e plástico são os principais materiais coletados, mas cooperados também recolhem ferro, eletrônicos, baterias e óleo de cozinha 

Com o apoio da Prefeitura de Itapevi, a Cooperativa de Catadores de Materiais Reciclados (CMR) coleta 60 toneladas de lixo reciclável por mês, na cidade. O material é separado, compactado e vendido para empresas de reciclagem do Estado.
A renda arrecadada é responsável pelo sustento de 20 cooperados, que há 13 anos trabalham na cidade, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
“Além de proteger o planeta e de gerar renda, a reciclagem diminui os custos da cadeia produtiva, com o reaproveitamento dos materiais”, explica Rosa Maria Araújo Santos, diretora administrativa da CMR Itapevi.
A cooperativa faz a coleta seletiva em sete condomínios residenciais, 24 escolas municipais, diversas empresas e em 19 prédios públicos e entidades sociais do município, chamados de PEVs (Ponto de Entrega Voluntária).
Segundo dados da CRM Itapevi, metade do material coletado é de papel, papelão e derivados. O restante se divide em plástico em seus diferentes tipos (duro ou flexível), vidro e sucata (ferro, lataria, eletrônicos, etc.).
Os cooperados também coletam óleo de cozinha, baterias e pilhas velhas. “Este não seria normalmente o nosso trabalho. Mas ao perceber a necessidade das pessoas passamos a buscar parcerias para fazer a correta destinação destes materiais também. Assim, todo mundo se ajuda e, juntos, preservamos o meio ambiente”, explicou Rosa.
A CMR Itapevi integra a Rede Verde Sustentável, que engloba 12 cooperativas da Região Metropolitana de São Paulo e com o apoio da entidade conseguiu mais um caminhão que auxilia nos trabalhos.
A cooperativa funciona no Jardim Portela, em um galpão cujo aluguel é mantido pela Prefeitura de Itapevi, assim como os custos com água e energia. O município também disponibiliza para a entidade um caminhão que recolhe o material coletado nos PEVs.

Separação do lixo
            Quem tiver interesse em aderir à coleta seletiva, pode fazer a separação do lixo produzido em casa. O primeiro passo é separar os resíduos sólidos.
A CMR orienta que sejam separados os úmidos (orgânicos, como resto de comida), dos secos (plásticos, vidros, metais, papéis e papelão). É importante separar também o óleo vegetal usado, colocando em uma garrafa pet.
A cooperativa informa que os produtos (caixa de leite, garrafa pet, pote de margarina, entre outros) que estejam com restos de alimentos devem ser lavados.
Após ser feita a separação dos resíduos secos, os materiais devem ser entregues em um dos PEVs ou diretamente na cooperativa (Av. Leda Pantalena, 650), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4205-0735.

Pontos de Entrega Voluntária (PEVs)
A Prefeitura também está estudando a criação de um sistema de coleta seletiva porta a porta, ainda inexistente no município.
No entanto, a população pode descartar materiais recicláveis em pequena quantidade em qualquer um dos 19 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) mantidos pela administração municipal. 

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente
Rua Padre Manfredo Schubiger, 94, Jd. Christianópolis

Secretaria de Planejamento e Gestão
Rua Geraldo Vasques, 112, Jd. Christianópolis

Secretaria de Educação e Cultura
Rua Prof. Irineu Chaluppe, 65, Centro

Procon
Rua Geraldo Vasques, 10, Vila Nova Itapevi

Prefeitura de Itapevi
Av. Pres. Vargas, 405, Vila Nova Itapevi

Secretaria de Desenvolvimento Social, Defesa da Cidadania e da Mulher
Rua Escolástica Chaluppe,154, Centro

UBS Cardoso
R Elizabeth, 277, Vila Doutor Cardoso

CAPS Espaço Conviver
Rua Brasília Abreu Alves, 80, Jardim Portela

Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Emprego
Av. Pres. Vargas, 376, Vila Nova Itapevi

CRAS Maristela
AV. Pedro Paulino, 422, Cohab 1

CRAS Vila Aurora
Rua Américo Valentin Cristianini, 420,Vila Aurora

CRAS Cardoso
Rua Rosângela Mariana Limas, 266, Cardoso

SENAI
Av. Pedro Paulino, 825, Cohab

Paço Municipal
Rua Joaquim Nunes, 65, Centro

Viveiro Municipal
Rua Manoel Alves Mendes 125, Centro

Ginásio de Esportes
Rod. Cel. PM Nelson Tranchesi, 1814, Vila Aurora

Paróquia Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças
Rua André Cavanha 180, Cardoso

Comunidade Santa Paula Elizabeth
Rua das Cajamangas 139, Jardim Vitápolis

Itapevi Center
Rod. Eng. Rene Benedito da Silva, 200, Cohab

Jornal Nova Oeste

About Jornal Nova Oeste -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :