Jornal Nova Oeste

Banda Sinfônica de Itapevi conquista 1º lugar em 7º Concurso de Fanfarras e Bandas de Itaquera

Músicos venceram nas categorias Classificação geral, Melhor Banda Sinfônica e Melhor Maestro 
  
Neste domingo (10), a Banda Sinfônica Municipal de Itapevi foi a vencedora em três categorias do 7° Concurso de Fanfarras e Bandas de Itaquera, em São Paulo. O grupo ficou em primeiro lugar na Classificação Geral, além o faturar os títulos de Melhor Banda Sinfônica e de Melhor Maestro, conquistado pelo regente Eduardo Stella.
Este é o 18º título da Banda Sinfônica de Itapevi desde 2003. A Banda Sinfônica de Itapevi é composta de um total de 50 músicos.
“É importante sempre cultivar as tradições e também àqueles que contribuíram com a história da nossa Banda. Isso fortalece e deixa nossos músicos mais estimulados. Nosso trabalho é de enaltecer a música em Itapevi e difundir sua qualidade”, disse o diretor da Escola Livre de Música de Itapevi (ELM), Charles Alan Pacheco de Moraes.
A competição reuniu 25 grupos participantes, entre fanfarras, bandas marciais, escolas técnicas e projetos culturais. Com participantes de todo o país, o evento foi organizado pela Associação Beneficente Nossa Senhora Aparecida, ligada à instituição de ensino Dom Bosco.
Homenagem
Os músicos de Itapevi fizeram uma homenagem ao coordenador da Banda Sinfônica, Valdir da Silva Ferreira, 55, falecido no dia 6 de agosto deste ano. Conhecido carinhosamente pelos músicos como “Seo Valdir”, desde 1999 foi um atuante colaborador da equipe, coordenou os trabalhos da banda entre 2015 e 2016 e sempre deu incentivou os integrantes da banda e também da Escola Livre de Música de Itapevi.
Os filhos de Valdir, Alan Donato, clarinetista, coordenador da Banda Jovem e professor na Escola Livre de Música; Michel Donato, saxofonista e professor na Escola Livre de Música; e Jean Donato, saxofonista da Banda Sinfônica, também participaram das apresentações em homenagem ao pai.
Sobre a Banda
Fundada em 1994, a Banda Municipal, nasceu com o objetivo de oferecer música a crianças, adolescentes, jovens e adultos a partir de 6 anos de idade. Em 1997, iniciou suas atividades dentro da Escola Municipal de Música de Itapevi e atuando nos desfiles cívicos e eventos de Itapevi e região, passando a participar de concursos, festivais e campeonatos.
Atualmente, a Banda Municipal, conta com dois grupos musicais, Banda Sinfônica e a Banda Marcial - esta última como infanto-juvenil. Há também a Banda Sinfônica Infantil e Marcial Infantil, com cerca de 200 crianças que estudam pela manhã na escola normal e à tarde na Escola de Música.
A Banda Sinfônica de Itapevi integra a Escola Livre de Música, um complexo de ensino e difusão da música erudita e popular da Prefeitura de Itapevi. O Centro acolhe, em média, mil alunos ao ano e recebe por volta de 2 mil expectadores por ano. O objetivo da instituição é cuidar da iniciação e formação musical de crianças e adolescentes.
Mais informações sobre a Escola Livre de Música e a Banda Sinfônica de Itapevi (Avenida Rubens Caramez, 1000A – Centro), podem ser obtidas pelos telefones 4141-0279 ou 4143-0334. O e-mail para contato é itapevi.bandamunicipal@gmail.com.

Jornal Nova Oeste

About Jornal Nova Oeste -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :