Jornal Nova Oeste

Cerimônia no Estádio Municipal celebra 20 anos da Guarda Civil de Itapevi

Nesta terça-feira (5), a Guarda Civil de Itapevi (GCM) celebrou 20 anos de existência. A solenidade de comemoração aconteceu no Estádio Municipal André Nunes Júnior, na Vila Nova Itapevi. O evento reuniu centenas de familiares nas arquibancadas, autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), da Polícia Civil e de Guardas da região, além de integrantes e comandantes (atual e antigos) da própria Guarda de Itapevi.

A noite festiva reuniu todas as unidades de segurança, compostas pelas inspetorias Canil, Escolar, Patrulhamento, Rondas Ostensivas em Motocicletas (ROM), Ambiental e Central de Comunicação e Videomonitoramento (Cecom). 

A cerimônia de aniversário iniciou com a execução do hino nacional e revista à tropa feita pelo prefeito Igor Soares com a participação da Banda Jovem da GCM e de músicos do projeto “Música contra a Violência”.

Foram homenageados 22 GCMs da 1ª turma de 1997 com medalhas e honrarias. O atual e comandantes antecessores foram também homenageados pela contribuição com os trabalhos da corporação, além de alguns munícipes, que receberam o título de Amigos da Guarda.

O prefeito Igor Soares fez questão de destacar que o Plano de Carreiras da GCM, que está em fase de elaboração e até o mês de dezembro será encaminhado à Casa de Leis Municipal para votação. Ele ainda disse que a Prefeitura criará uma comissão composta pelos Guardas que contribuirão com o Plano, sugerindo melhorias a serem implementadas. “Vocês protegem todos os dias nossa sociedade. Somos gratos e sabemos reconhecer todo o bem que fazem. Trabalhemos para valorizar cada um de vocês”, disse.

Igor também destacou a omissão do Governo do Estado de São Paulo e a PM, que, segundo o prefeito, desaparelham a estrutura de segurança em detrimento ao município. “Se a GCM não encarasse os problemas de frente e a criminalidade, estaríamos perdidos e Itapevi viveria em caos. Tem que ter muita dedicação, amor à causa e à profissão para colocar nossa cidade em Ordem”, exaltou.

O secretário de Segurança e Controle Urbano, Kleber Maruxo, destacou o protagonismo da corporação ao salientar que a GCM é responsável pelo atendimento de 80% das ocorrências policiais do município. “A Guarda carrega consigo uma representação dos valores da família. Reverenciamos todos os GCMs, desde aquele que ara a terra para o plantio até as sementes”, frisou, referindo-se à valorização dos mais experientes aos mais jovens. “A farda deve ser sempre honrada e valorizada”, completou.

O presidente da Câmara Municipal, Anderson Cavanha (Bruxão do Táxi), entregou ao comandante da GCM, Humberto Araújo, uma moção de aplausos concedida à Guarda pelos vereadores.

A cerimônia foi concluída com a execução do hino da GCM de Itapevi, apresentação dos jovens músicos do projeto Música contra a Violência e desfile dos agentes, cães e veículos. Ao final o campo ficou tomado pelos Guardas, familiares e autoridades, que fizeram fotos e conheceram os equipamentos da GCM.

Ainda como parte das comemorações, a GCM promoveu, no sábado passado (2) uma partida de futebol amistosa contra a Guarda de Capivari e, no domingo (3), organizou a 2ª Cãominhada de Itapevi, que reuniu 150 cães participantes. 

Sobre a GCM


Criada em 5 de setembro de 1997, sob a Lei Complementar nº 03, a Guarda Civil Municipal (GCM). O efetivo da GCM é composto atualmente por 224 agentes, 50 veículos (entre carros e motocicletas), 9 cães policiais, além de bases comunitárias fixas, nos bairros de Amador Bueno (Praça Paulo França) e Vila Engenheiro Cardoso (Rua André Cavanha), e móveis situadas na região central.

A GCM tem como objetivo principal atuar na proteção da população, patrulhamento urbano, desenvolvimento de ações de prevenção à violência e ao crime, ordenamento de tráfego, além de a garantir o bem-estar e a ordem pública.

A Sede da Guarda Municipal (Estrada do Itaqui, 81 – Refúgio dos Pinheiros) funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone para contato é 4025-2433.

Jornal Nova Oeste

About Jornal Nova Oeste -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :